post-image

Alívio das tensões e ansiedade na quarentena

Cecília Gama Souto

Matheus Lima Barrêto

Estamos passando por um momento onde todos os dias temos medo em relação ao futuro. Perguntas comuns como: Quando tudo isso vai passar? Quando uma vacina vai sair? Quando poderei sair de casa despreocupado(a)? Minha família vai ficar bem? São muitas perguntas e poucas respostas no momento. O estresse já faz parte do nosso cotidiano e devemos fazer nosso melhor para evitá-lo. Então, vamos ver alguns tópicos que podem contribuir para diminuição do estresse e da ansiedade.


1. Tenha informações concretas sobre a covid-19

O excesso de informação é um fator muito importante que contribui com nossa ansiedade, somos bombardeados de notícias desastrosas que corrompe nossa saúde mental, nos deixando com um sentimento de angústia e pânico a cada notícia lida. Evite assistir aos noticiários o dia todo, separe um tempo para você se informar sobre o que está acontecendo e depois tenha um momento de reflexão e filtre o que você leu. Assim, você manterá sua mente sã e ficará informado sobre a pandemia. A mídia tende a ter um grande foco na situação, fica difícil fugir das notícias, mas a quantidade e qualidade devem ser controladas. É necessário ter muito cuidado com as FAKE NEWS, que circulam aos montes, então não compartilhe notícias duvidosas e pesquise em outros sites se a informação é realmente verdadeira. Lembre-se: Nesse momento, você só tem controle do que está a sua volta, foque nisso e mantenha sua mente saudável.


2. Encontre novos hobbies

Com o distanciamento social, a maior parte dos nossos passatempos ficou inviável, já que o contato com outras pessoas deve ser evitado, então agora devemos encontrar novas formas de passar o nosso tempo, novas atividades são uma ótima ideia, atividades como: Ler livros, aprender a tocar um instrumento, cozinhar, aprender um novo idioma, assistir filmes e documentários e muitas outras coisas que podem variar conforme seus gostos e capacidades.

Páginas no Instagram:

@tiadoingles (aprender inglês)

@Book.ster (indicação e resenha de livros)

@Redaflix (indicação de filmes )

@DéboraAladim (curiosidades históricas)

@dicasdosalgueiro ( exercícios físicos)

@CifraClub (aprender um novo instrumento)

@Receitasdeminuto (Culinária)


3. Faça o que você não podia fazer quando estava na correria do dia a dia:

Aquele livro que você queria muito ler, mas a correria do dia a dia não te dava um segundo livre, acordar cedo, ir ao trabalho, voltar já cansado, rotina de estudos e trabalhos da faculdade. Agora é o momento de você aproveitar se tiver tempo disponível. Sabemos que, com o tédio do dia a dia, passar o dia todo em casa, até o que era mais prazeroso para a gente fazer quando tinha uma vida corrida, se torna algo chato e entediante, porém com um esforço você termina os livros que deixou pela metade e a lista de filmes e series que planejou assistir. É uma ótima forma de “escape” da realidade que nos cerca, se deixe levar, não adianta muita coisa abrir o livro e ficar pensando na pandemia, se entregue e esqueça um pouco disso tudo.


4. Fique isolado, mas não sozinho

Mantenha contato com seus amigos e familiares, faça chamadas de vídeo, jogue online, troque experiências, assistam filmes simultaneamente, pois nesse momento tudo que não precisamos é de nos sentirmos sozinhos, Lembre-se que “Nenhum homem é uma ilha“ e o distanciamento é apenas físico.


5. Movimente o corpo

Praticar exercícios físicos é comprovadamente benéfico para saúde mental, e também contribui para que a imunidade fique alta. Facilmente você pode encontrar vídeos de professores de educação física ensinando exercícios, e com certeza você vai encontrar um que se sinta bem, ou até mesmo andar pelo jardim, subir e descer as escadas, vale até arrastar os móveis, colocar sua música favorita e dançar na sala!


Não queremos e não podemos fazer disso um manual de auto-ajuda para você seguir como se no final você alcançasse o arco íris, estamos todos passando por batalhas diariamente e tentando a todo custo vencê-las. Construa e fortaleça suas conexões com o que você ama, assim, é possível espairecer a mente para não pensar em toda a tragédia mundial que estamos enfrentando, estamos todos passando por isso (alguns em menor grau), mas todos sentindo a dor de alguma perda.


Publicado em: 31/08/2020 às 22:12