post-image

Alívio das tensões e ansiedade na quarentena

Escrita Criativa e os seus benefícios

Hellen de Souza Martins

O que é escrita criativa?

É aprender a contar histórias de uma forma diferente das outras e sem usar outras produções como modelo. Não fazer o uso do senso comum, surpreendendo as pessoas, é o principal objetivo de quem escreve desse modo. Além disso, outro objetivo é levar os profissionais a pensarem em novas formas de se produzir um texto. Um poema, uma crônica ou um romance, podem se encaixar na definição de uma escrita criativa.

Para isso, existem alguns cursos de escrita criativa que ensinam as técnicas para que ocorra o desenvolvimento dessa belíssima habilidade. Ao contrário do que é possível imaginar, esse tipo de escrita não depende apenas de um dom natural. Através de treinamentos e estudos ela pode ser cada vez mais aperfeiçoada.

Quais os benefícios da escrita criativa?

Para buscar entender melhor o porquê que a escrita criativa é importante, é necessário, primeiro, saber quais os benefícios que a mesma traz. Existem vários benefícios, mas três se destacam, são eles:

Maior capacidade de leitura:

Ler bem é um dos melhores benefícios que esse tipo de escrita pode trazer. A prática de ler e criticar o texto dos outros, faz com que a pessoa pense nos bons efeitos que a leitura traz para ela. Essa simples mudança faz com que a pessoa encare os textos de uma forma totalmente diferente.

Concentração:

É muito fácil perder a concentração com coisas que não estejam ligadas ao processo de escrita. Com isso, ao começar a praticar esse tipo de escrita, a concentração se desenvolve por se passar algumas horas de foco total sobre uma história que nós mesmos desenvolvemos.

Empatia:

Uma das formas de exercitar a escrita criativa é avaliando os textos de outras pessoas. Para isso, é preciso que cada um se coloque no lugar do próximo para entender os motivos daquela criação. Esse é um exemplo quase perfeito de empatia.

Onde posso cursar escrita criativa?

Em 2016 a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) lançou um curso de escrita criativa com o objetivo de formar profissionais qualificados para produzir conteúdo para WEB e meios impressos, nas mais diferentes linguagens. O curso de escrita criativa tem duração média de 5 semestres. Graduados na área podem atuar como redatores, produtores de conteúdo, roteiristas, escritores, editores e revisores de textos.

Abaixo estão listados sites, e seus respectivos links, nos quais podemos obter mais informações sobre a escrita criativa e tempos de pandemia.

Canal do Youtube TV Ceará com o vídeo Papo Literário: escrita criativa em tempos de pandemia:

TV Ceará

Canal do Youtube Obeabadaescrita da Denise Castro:

Obeabadaescrita

Blog Hotmart com o artigo :

Blog Hotmart

Blog COnnectVIDa com o texto A escrita criativa em tempos de Pandemia – O diário de Bordo:

Blog COnnectVIDa

Publicado em: 02/09/2020 às 18:55