post-image

Setembro Amarelo

Prevenção na Palma da Mão

Por Lais Farias

A tecnologia a cada dia está mais atrelada as nossas atividades habituais. Há quem fale que ela traz muitas coisas boas e também coisas ruins (isso é um tópico a se falar mais a parte), mas ela pode ser nossa aliada em muitos aspectos.

É galerinha, já estamos em setembro, né minha filha? A primavera chegou!!!

Setembro também é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio, o chamado “Setembro Amarelo”, no qual dedicamos uma atenção maior a esse assunto de tanta seriedade, e que precisa ser falado também durante os outros meses do ano.

Hoje a equipe COnnectVIDa vem trazer uma indicação que pode ser aliada nesse processo de prevenção. Vamos lá conhecer então.

Apresentamos a vocês o aplicativo: “Tá tudo bem?”. Isso mesmo, esse é o nome do aplicativo, que foi criado por Aline Bezzoco, do Rio de Janeiro. Ela desenvolveu esse aplicativo acerca de 3 anos, de início a sua motivação em criar, era pra desmistificar o tema, devido ela ter escutado comentários preconceituosos de uma pessoa, sobre uma amiga que tinha tentado suicídio. No entanto, depois com a supervisão da sua psicóloga, Wanessa Lisbôa, ela fez melhorias no aplicativo que atualmente não só informa desmitificando o tema como também auxilia os seus usuários.

desenvolvedora

“Aline Bezzoco – Desenvolvedora do App Tá Tudo Bem?” #PraCegoVer: A imagem trata-se da foto da desenvolvedora do aplicativo.

No menu do aplicativo você encontra as seguintes funcionalidades:

Conversar via chat:

essa funcionalidade leva o usuário para um ambiente externo que é o chat do Centro de Valorização da Vida (CVV), que é 100% anônimo.

Preciso de ajuda:

ao clicar nessa funcionalidade e clicar no botão que aparece no centro da tela “Preciso conversar com alguém”, você será redirecionado para ligar automaticamente para CVV que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita.

Contato de Emergência:

nessa opção você cadastra um contato de confiança, para acionar quando estiver precisando falar com alguém.

Respire:

essa funcionalidade propõe um exercício de relaxamento.

Diário de Gratidão:

funcionalidade que permite criar um diário no qual você pode registrar coisas boas e conquistadas durante o dia.

Mitos Sobre o Suicídio:

nessa opção você pode encontrar informações sobre mitos relacionados ao tema suicídio.

Razões Para Viver:

nessa opção você pode criar uma lista de razões pelas quais vale a pena continuar tentando se manter vivo.

Como ajudar:

nessa opção você encontra informações sobre como identificar, o que fazer e o que não fazer para ajudar pessoas que apresentem o comportamento suicida.

Configurações:

nessa funcionalidade você tem a opção de ativar notificações do aplicativo.

Sobre o App:

aqui você encontra informações sobre o aplicativo, sobre a desenvolvedora, política de privacidade, como ajudar e outras informações.

Ficou interessado, então só baixar o aplicativo que se encontra disponível para as plataformas Android e iOS.

Esperamos que tenham gostado.

E lembrem-se, você é muito importante e não está sozinho!

Um abraço virtual da Equipe COnnectVIDa!

Fonte:

Razões para acreditar. Jovem desenvolve aplicativo gratuito de prevenção ao suicídio: “Tá Tudo Bem?”. Disponível em: https://razoesparaacreditar.com/app-prevencao-suicidio/

#PraCegoVer: No lado esquerdo ao centro temos a imagem da tela inicial do aplicativo. No canto inferior esquerdo a foto da desenvolvedora com o seu nome. No lado direito da imagem temos os textos “COnnectVIDa Indica!”, “Prevenção na Palma da Mão” e “Por Lais Farias”.

Publicado em: 28/09/2020 às 23:39