post-image

Inclusão

'Vamos falar de inclusão?'

Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos; Tem como princípio proporcionar a inclusão de forma harmoniosa de um grupo, marginalizado na sociedade. Sendo de extrema importância, pois combate a exclusão social (quer seja, étnica, econômica, patológica, de gênero ou sexual) e viabiliza a democratização de espaços e serviços.

No Brasil, a inclusão social ocorre principalmente por meio de políticas públicas, como por exemplo a política de ações afirmativas. Ademais, a criação de leis para proteger os direitos e garantir o bem-estar de grupos minoritários e excluídos é uma maneira eficiente de fazer a inclusão social.

No dia 06 de Julho de 2015, foi publicada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania” (BRASIL, 2015, p. 1). Vale ressaltar que, embora já exista uma legislação que lida com essa questão, a inclusão de pessoas com necessidades específicas ainda precisa ser efetivada em várias esferas da sociedade brasileira, já que, na grande maioria dos espaços, a acessibilidade ainda é negligenciada.

Publicado em: 29/09/2020 às 20:59