post-image

Inclusão

COnnectVIDa Indica:
App’s que Promovem a Inclusão


Por Lais Farias
image


#PraCegoVer: No lado esquerdo da imagem e como fundo transparente vemos uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simbolizando a inclusão de pessoas com todas as habilidades, em todos os lugares. Na parte central do lado esquerdo contém a foto do convidado William Borges seguindo embaixo um texto com a descrição do mesmo. No lado direito da imagem temos os textos 'COnnectVIDa Indica!', 'App’s que Promovem a Inclusão' e 'Por Lais Farias'.

Nesta terça (29/09/2020), tivemos uma conversa sobre o tema 'Inclusão' com o nosso convidado William Borges. William é deficiênte visual e aluno egresso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFBA - Campus Irecê.


Momento esse, no qual com muita leveza e descontração falamos sobre a realidade atual e cenário das pessoas com deficiência, sobre os avanços em relação às tecnologias e propostas de inclusão, a importância da inclusão e apresentamos algumas sugestões de aplicativos que promovem a inclusão.


Segue a lista com os aplicativos citados:


TalkBack:

trata-se de um software leitor de tela para celulares. É um recurso do Android que já vem pré-instalado na maioria dos dispositivos Google. Esse app promove a acessibilidade para pessoas com baixa ou perda total da visão, permitindo que por meio de leitura em voz alta, o sistema mostre o que está na tela do celular.


Wheelmap:

nesse aplicativo, seus usuários podem ajudar a mapear locais, indicando o estado de acessibilidade dos locais públicos nas redondezas. Ex: Um cadeirante passa por alguma rua que tem um terreno muito irregular, ele acessa o aplicativo e deixa o registro do estado dessa rua e assim informa a outros cadeirantes sobre o local.


Hand Talk:

é um aplicativo brasileiro, no qual traduz textos em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ex: Um recepcionista que não possui conhecimento em Libras e precisa passar uma informação para um surdo. O recepcionista acessa o aplicativo digita a informação em texto e esse texto será reproduzido em Libras para o Surdo.


Be My Eyes:

aplicativo que auxilia os deficientes visuais. neste aplicativos pessoas videntes 'emprestam' seus olhos para auxiliar em algum momento o deficiente visual. Ex: o deficiente que mora sozinho e precisa saber se algum produto em sua dispensa ainda está dentro do prazo de validade. Neste momento ele acessa o app e aciona o pedido de ajuda e um voluntário entra em chamada de vídeo e verifica a validade do produto para o deficiente visual. Lembrando que nesse app, você vidente, baixa e pode se juntar aos milhares de voluntários e assim também emprestar seus olhinhos!


TelepatiX CAA:

trata-se de um app para Comunicação Alternativa e Aumentativa. Nesse aplicativo os usuários do sistema Android que possuam algum tipo de paralisia ou deficiência que dificulte a comunicação possam utilizar um teclado alternativo a todo o sistema operacional para que sejam vocalizadas as suas frases.


Esperamos que tenham gostado das indicações!Um abraço virtual da Equipe COnnectVIDa!


Fontes:

Tecnoblog. O que é Talkback. Disponível em:

Oque é Talkback

Observador. Wheelmap: o mapa-mundo da acessibilidade, para quem depende de uma cadeira de rodas. Disponível em:

Wheelmap

Google Play. Hand Talk. Disponível em:

Hand Talk

Google Play. Be My Eyes. Disponível em:

Be My Eyes

Baixaki. TelepatiX. Disponível em:

TelepatiX

Publicado em: 05/10/2020 às 10:50